Papo de Mamãe

10 coisas que aprendi sendo mãe

Tornar-se mãe é uma das maiores mudanças na vida que uma mulher pode experimentar. Você é rapidamente lançado em novos desafios..rs Da mesma forma que você descobre a maior alegria e amor que você nem imaginava existir. Há tantas lições que você aprende com a maternidade que você não compreenderia antes de ter filhos.

Eu tenho dois filhos, e desde que me tornei mãe, minha perspectiva de vida mudou drasticamente. Coisas que antes não eram tão importantes, agora são, e coisas que eu pensava que eram significativas naquela época, não significam nada agora.

Cheguei no meu limite de exaustão, e consegui fazer coisas que não achava que eram possíveis antes de me tornar mãe. Agora, mais do que nunca, sei sou forte e muita grata a todo este aprendizado.

Publicidade

Eu descobri ao longo destes anos que a maternidade não tem nada a ver com os grandes problemas: amamentar x mamadeira, circuncidar ou não, chorar ou nunca mais dormir … Não, o que mais importa são as pequenas coisas, as pequenas lições que aprendemos ao longo do caminho, afinal os filhos crescem e logo sentiremos saudades de tudo. Eles são o legado que passamos aos nossos filhos. São as coisas pelas quais nossos filhos vão se lembrar de nós, boas ou más.

Aqui listei as 10 coisas que aprendi sendo maē:

1. Seja grata por tudo que você tem


Nem sempre paramos e percebemos todas as coisas boas que nos aconteceram. Levamos o nosso dia a dia e às vezes as pequenas coisas da vida podem parecer difíceis.
No entanto, ser mãe de meus dois filhos lindos me faz sentir muito grata todos os dias. Você recebeu os melhores presentes que a vida tem a oferecer, sendo capaz de cuidar de seu filho e moldá-lo na pessoa que ele se tornará.

2. Evite a cor branca

A todo custo. Em tudo. Paredes, carros, roupas de cama, toalhas, pisos e não vamos esquecer as roupas, elas nao vai existir mais na sua vida de maē..rs

A lição aqui….rs As noivas usam branco porque, uma vez que se casem e tenham filhos, nunca mais poderão usar branco. isto é sério kkkkkk Não tem nada a ver com pureza…….rs

3. Honrar quem você é, e cuidar de você primeiro

Lembre-se de cuidar de si mesmo antes de cuidar dos outros. Coloque a “máscara de oxigênio” em você primeiro, para que assim você tenha disposição para cuidar dos seus filhos, esposo . Mantenha o tanque cheio de amor para estar presente com as pessoas importantes em sua vida.

4. Aprenda a delegar

A vida de mãe é muito agitada, temos tanta coisas para dar conta, casa, trabalho, filhos, lembrar as datas de ir ao pediatra, levar para vacinar, remédios, é um verdadeiro caos , além de todas as responsabilidades do nosso trabalho. Por experiência própria aprenda a pedir ajuda, esta é a chave para fazer * todas * as coisas, mamãe.

Você vai se esgotar, e vai perceber que você não pode fazer tudo sozinha.

Um bom tempo eu pensei : Delegar? “Não tenho tempo para delegar!” , “Eu não tenho ninguém a quem delegar!” “Meu marido não vai dar conta de fazer isso direito.”

Eu super te entendo, eu ja fiz os mesmos questionamentos. Até pouco dias atrás eu mesmo estava fazendo este papel. Conversando com a minha amiga Helen, casada com um Alemão e mora um tempinho na Alemanha, ela me relatou que já esteve neste papel de Mãe trabalhadora que tinha mil coisas pra dar conta, casa, trabalho, as crianças, e que muitas vezes trabalhava ate tarde para conseguir finalizar todas as coisas.

Qual a mãe que nunca passou por isto, eu estava neste mesmo esquema ate semana retrasada, exausta, e tentando dar conta de tudo, me anulando como mulher, até porque o “dar conta de tudo” faz parte da nossa cultura, a mãe tem que ser perfeita, ele tem que praticamente levar a casa nas costas…..rs,

Enfim, A Helen começou a perceber que ela estava gastando muito tempo em coisas que ela poderia delegar para o marido, e ela resolveu mudar tudo que estava a cansando, então ela resolveu fazer como as Alemãs , ela criou uma rotina entre ela e o marido , onde tudo é divido, e mesmo que muitas vezes ele não faça do jeito que ela achava ser o certo, ela o deixa fazer, pra ele aprender e também pra ver o quanto de trabalho ela fazia sozinha. E ela esta mais leve, consegue fazer aquilo que se propôs a fazer e ainda tem um tempinho pra ela.

E nessas conversas, eu resolvi seguir o conselho dela e mudar também , me desapegar e aprender a delegar mais, e tirar um pouco das responsabilidades da minhas costas , mesmo que seja muito difícil pra mim…..rs

É sempre difícil delegar, para uma mãe que tem milhões de coisas para fazer, pode parecer quase impossível.

Para usar uma analogia, ser mãe e trabalhar em casa, inda mais diante desta pandemia é muito parecido com malabarismo. Aprender a fazer malabarismos exige prática e é especialmente estressante se os itens que você manipula são valiosos e frágeis.

É difícil conciliar três coisas, mais difícil ainda conciliar quatro. A dificuldade e o estresse aumentam a cada adição. No final das contas, mesmo os melhores malabaristas vão deixar cair uma bola. Isso é exatamente o que toda mãe trabalhadora deseja evitar ao tentar se manter em dia com toda a rotina, demandas de trabalho e administrar uma casa.

Quando você está fazendo malabarismos com tantas coisas, o risco aumenta de você deixar alguma coisa cair

Acredite em mim, eu sei que você não pode deixar nada cair. No entanto, você deve estar ciente de que gerenciar tudo sozinha mais cedo ou mais tarde, seu corpo vai desistir e sua mente não permitirá que você acompanhe mais do que pode suportar.

Felizmente, há esperança a chave é Delegar. Toda mãe que trabalha pode delegar com sucesso algumas de suas responsabilidades. Se você se sentir desconfortável ou sem prática, comece delegando coisas mais fácil, e à medida que vê que as coisas estão funcionando bem vai aumentando ate que esta carga esteja divida. Pode ter certeza há benefícios para todos (incluindo pra você).

5. Seja um exemplo

Nós somos o livro de onde nossos filhos eles aprendem o melhor e o pior dos hábitos. A maneira como falamos, a maneira como tratamos os outros, a maneira como reagimos às situações, será muito mais poderosa do que as coisas que lhes ensinamos.

6. Você tem uma reserva infinita de paciência.

Sim, você será testado. Sim, haverá momentos em que você acha que está no limite de sua sanidade. Então terá momentos que seus filhos vão te mostrar o outro lado do amor sem fim, e você percebe, com surpresa e alegria, que não os estrangulou nem teve sua cabeça arrancada. E, nesse momento, você deve se sentir orgulhosa….rs

7. Não espere que sua casa seja organizada

Enquanto você tiver filhos, nunca será.

8. Um dia seu filho vai gritar que te odeia.

Embora você logicamente saiba que isso não é verdade, isso vai cortar sua essência e seu coração vai ficar em pedaços. Consolar-se com o fato de que isso significa que você está fazendo seu trabalho direito. Você provavelmente também se odeia às vezes, mas faz o que é o melhor para seus filhos, e um dia eles vão saber te agradecer por tudo isto.

9. Criatividade

As crianças geralmente ajudam você a se abrir para sua própria criatividade de maneiras novas e inesperadas. E eles literalmente fazem você aprender a valorizar a fruta que você comeu varias vezes e nunca deu tanta atenção ao sabor, quando você faz a introdução alimentar no bebê você reaprende com eles o sabor de cada alimento, aprende como é bom um banho de chuveiro e tantas outras coisas.

10. Nunca subestime o poder de cura de um bom coquetel / caipirinha no final do dia.…rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *