Papo de Mamãe

Livros para bebês

Você acha que seu bebê é pequeno demais para livros? De jeito nenhum! Para o seu bebê, ver  um livro com você é um momento de prazer, porque ele fica preso as imagens e atento a sua voz. Além disso, os livros apresentam imagens que despertam sua curiosidade, estimulam a visão, audição e tato. Os bebês adoram  livros ainda mais se eles são pequenos e dão para eles segurarem.


Quem me conhece sabe que desde que o Raphaël nasceu ele ganhou um livro de pano, depois compramos varios livros de banhos e livros cartonados. Ele adora livros! E isto pra mim é sensacional,  não se trata aqui de querer que ele leia aos 2 anos de idade ou seja o melhor da turma. E só para fazê-lo descobri-lo as emoções e aventuras do livro, além é claro de incentiva-lo a gostar.

O Raphaël  é um figurinha, ele gosta de sentar no tapete e folhar os livros. Ele é muito atento a cada imagem, a cada voz que fazemos, ele particularmente ama os livros sensoriais e os livros de preferência com cachorros e gatos….rs, ah e também adora colocá-los na boca!

Eu acho importante estimular o bebê a ter  contato com o livro,  isto tem que ser  um momento de prazer para a criança, para que ela mantenha, enquanto cresce uma boa memória.

Bem, aqui em casa, fazemos a abordagem do livro de forma brincalhona, alegre, cheio de vozes diferente, e o Raphaël fica a vontade para folhar, e se o livro está danificado, não importa, não é um objeto de museu, significa que foi manipulado, usado, amado!
Aqui está uma seleção de livros para crianças que provavelmente não serão rasgadas ou danificadas porque são de papelão sólido!

Que tipo de livro escolher?

Já que seu bebê descobre o livro através de seus sentidos, será melhor ler o livro, cantar para ele, permitir que ele toque, sinta, o ideal são livros:

Capa dura, porque são resistentes ao manuseio de bebês. Mesma coisa para livros de banho que entram na água.
Os livros em tecidos. Além disso, eles são frequentemente acompanhados de brinquedos (por exemplo: espelhos, chocalhos).
Livros com texturas e materiais para tocar.

Livros músicas,  também são divertidos para crianças, no momento ainda não usamos este tipo de livro com o Raphaël, mas já temos para dar a ele no momento certo.

Escolha livros coloridos, com poucas ilustrações por página, que representem o que seu filho sabe: rostos de bebês, brinquedos ou imagens de animais e muito mais.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.